Pode Colocar Papel Alumínio na Airfryer SIM, Veja Como Usar

Quer saber se pode colocar papel alumínio na Airfryer? A resposta direta é SIM, porém não quer dizer que você pode usar de qualquer forma, portanto a resposta “longa” é um pouco mais complicada.

pode colocar papel alumínio na airfryer?

Esta é uma dúvida comum que a maioria das pessoas que acabaram de comprar uma fritadeira sem óleo tem. Até pessoas com experiência no uso de uma Air Fryer ficam com dúvida sobre esta questão.

Antes de irmos mais a fundo na resposta precisamos verificar o motivo do porque usar papel alumínio na Airfryer e se realmente é necessário.

Em quais ocasiões pode ser necessário usar Papel Alumínio na Airfryer?

Analisando friamente, existem apenas 2 respostas:

1 – Para proteger o cesto da Airfryer e facilitar na limpeza

Esta é a razão pela qual muitas pessoas querem saber se é possível usar papel alumínio na Airfryer. O uso seria para facilitar a vida na hora da limpeza e também na conservação do cesto da fritadeira.

A ideia é forrar o cesto com alumínio e colocar o alimento em cima, desta forma a gordura ficaria no alumínio. Desta forma ao terminar o preparo bastaria retirar o alimento, depois tirar o papel alumínio e descartar.

Ao fazer isto o cesto da Airfryer praticamente não sujaria e a limpeza necessária seria mínima.

Num primeiro momento esta ideia pode parecer boa, afinal, quem não quer facilitar sua vida gastando menos tempo para limpar e conservar sua queridinha?

2 – Para usar em algumas receitas e preparos com papel alumínio

Este é um motivo para uso que realmente pode ser necessário, ao preparar certas receitas de peixe ou carne por exemplo.

Aqui a regra é simples, praticamente toda receita com alumínio que pode ser feita no forno tradicional pode ser feita na Airfryer também. Você apenas precisa ter alguns cuidados sobre os quais vamos falar mais a frente.

Pode Colocar Papel Alumínio na Airfryer? Como Usar?

Em relação a “necessidade 1” que colocamos acima, vamos ser bem diretos e sinceros aqui….

É muito FÁCIL limpar a Airfryer após o uso como mostramos aqui e fazendo da maneira correta, não estraga o cesto, não danifica o teflon, etc.

Então não vemos muito sentido em usar papel alumínio na Airfryer para este objetivo.

Já no caso do uso do papel alumínio para preparar certas receitas e alimentos, pode ser feito, tomando alguns cuidados.

No caso de uma receita em que é necessário embrulhar com papel alumínio um alimento, como uma carne por exemplo, é só embrulhar bem o papel alumínio para que não se solte e voe dentro da Airfryer ao ligar ela.

Ao preparar alimentos que vão em um recipiente e que precisa ser coberto com papel alumínio, vale a mesma regra, ou seja, é preciso prender bem o papel alumínio para que não se solte.

Veja abaixo por exemplo um preparo que fizemos e no qual foi preciso cobrir o recipiente com papel alumínio, prendendo bem não tem nenhum problema:

=> Cobrindo recipiente com papel alumínio!

Quais os riscos de usar papel alumínio na Airfryer?

Existem 2 riscos principais em relação a colocar papel alumínio na Air Fryer:

O primeiro é em relação a forrar o cesto da Air Fryer, ao fazer isto, corta-se a circulação de ar e com isto os alimentos não vão cozinhar de forma uniforme e ainda pode diminuir a vida útil da sua fritadeira.

O segundo risco é do Papel Alumínio voar e tocar na resistência da Air Fryer, se isto acontecer pode ocasionar um curto-circuito e fazer até com que a sua queridinha pegue fogo.

Este segundo risco é bem grave e pode ocorrer ao forrar o cesto da Airfryer em preparos onde apenas alimentos leves são colocados em cima do alumínio, fazendo com que o papel possa voar ao ligar o aparelho.

Também pode acontecer ao embrulhar mal os alimentos ou ao não prender o alumínio direito ao cobrir algum recipiente com ele.

Quando não usar Papel Alumínio na Airfryer?

Também existem ocasiões em que você não deve usar papel alumínio na Air Fryer de forma alguma.

O uso do papel alumínio na Airfryer deve ser evitado sempre que for usar ingredientes ácidos, isto porque eles reagem com o papel alumínio fazendo com que derreta e desta forma vai passar alumínio para comida.

Alimentos que não devem ser utilizados com papel alumínio na Airfryer:

Existem vários alimentos e ingredientes que você deve evitar usar juntamente com papel alumínio na sua fritadeira sem óleo, seguem alguns exemplos:

  • Tomates.
  • Limão.
  • Laranjas.
  • Outras frutas cítricas.
  • Pimentas.
  • Marinadas que contêm vinagre ou suco de limão.

Enfim, se a receita contiver qualquer ingrediente ácido, não é bom usar papel alumínio junto.

Conclusão: Pode Colocar Papel Alumínio na Airfryer?

Sim, como explicamos aqui, você pode colocar papel alumínio na sua fritadeira sem óleo, mas desde que saiba fazer isto corretamente, tomando os devidos cuidados para evitar problemas.

Apesar disso, o uso do papel alumínio não é muito bom para saúde, portanto o recomendado é não fazer muitas receitas com papel alumínio com frequência.

Alternativas ao Papel Alumínio

Existem duas coisas que podem substituir o papel alumínio na Air Fryer:

  1. Formas de Silicone.
  2. Papel Antiaderente.

Para facilitar na limpeza, as formas ou forros de silicone para fritadeiras sem óleo são uma ótima opção. Eles são reutilizáveis, fáceis de limpar e dificilmente causam risco de incêndio.

O papel antiaderente entra como um substituto na hora de preparar as receitas, pois não é uma superfície reativa e é menos provável que os alimentos grudem no papel.

Além disso o papel anti-aderente é melhor para a sua saúde e para o meio ambiente, existem até alguns modelos projetados para Airfryer que vem com furinhos.

Por fim, lembramos que você deve SEMPRE olhar o manual do fabricante da sua Airfryer para ver se fala algo a respeito do uso de papel alumínio.

Se no manual eles não recomendarem o uso é bom evitar, até mesmo para não ter problema com a garantia caso aconteça algum problema.

FAQ

Com base em tudo que vimos no artigo seguem 3 das perguntas mais comuns e respostas diretas sobre o assunto:

1 – Pode Colocar Papel Alumínio na Airfryer?

R: Sim, você pode colocar papel alumínio na Airfryer, mas o recomendado é apenas quando é realmente necessário para o preparo de algum alimento, quando é necessário algum alimento como uma peça de carne ou peixe por exemplo. Não é recomendado usar para forrar o cesto da Air Fryer pensando em evitar sujeira.

2 – Pode Colocar Marmita de Alumínio Dentro da Airfryer?

R: Sim, ao contrário de um microondas no qual não é possível por nada de alumínio e nenhum tipo de metal dentro, na Air Fryer você pode colocar marmita de alumínio ou qualquer outra forma ou assadeira de alumínio sem problema algum.

3 – Qual Lado do Papel Alumínio Usar na Airfryer?

R: A forma correta de usar é colocando a parte brilhante do papel alumínio em contato com o alimento, desta forma o calor refletido é maior ajudando no processo de preparo.

5/5 - (1 vote)

Posts Relacionados

Como Fazer Frango Crocante na Airfryer: RECEITA...
Quer aprender como fazer Frango Crocante na AirFryer? O tempo...
Read more
Bolo de Mandioca na Air Fryer com...
Que tal aprender como fazer um Bolo de Mandioca na...
Read more
Figo com Queijo e Bacon na Airfryer:...
Que tal aprender como fazer um DELICIOSO Figo com Queijo...
Read more
Hambúrguer Congelado na Airfryer: Pronto em 10...
Quer aprender como fazer Hambúrguer Congelado na Airfryer? Então chegou...
Read more
Lentilha na Airfryer: Receita DELICIOSA e Muito...
Quer aprender como fazer Lentilha na Airfryer? Nós tinhamos um...
Read more
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos clicando abaixo:

59 comentários em “Pode Colocar Papel Alumínio na Airfryer SIM, Veja Como Usar”

    • Olá Franciele, tudo bem?

      Se a ideia for sujar menos a Airfryer é melhor usar forminhas de silicone e forros de pápel descartável, deixando o alumínio apenas para o preparo de alguns alimentos.

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
  1. Obrigada pelo esclarecimento acabei de ganhar no dias das Mães uma Airfrayer e tinha muitas duvidas sobre usar o papel aluminio essas explicação foi de grande ajuda estou amando este blog perfeito parabéns a todos que fizeram pensando no próximo bjss

    Responder
    • Olá Monixa,

      Que bom que o artigo foi útil para você, realmente muitas pessoas tem dúvidas sobre o uso do papel alumínio na Airfryer, por isto escrevemos este artigo para esclarecer bem.

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
    • Olá Fernanda, tudo bem?

      Pois é, não é só você, muitas pessoas tem dúvida se pode colocar papel alumínio na Airfryer, mas agora você já sabe a resposta!

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
    • Olá Geisilane, tudo bem?

      Você pode usar forminhas de silicone para isto, elas são bem baratas, ou os papéis descartáveis para Air Fryer, também são uma boa opção para evitar que grudem no cesto da fritadeira.

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
  2. Olá
    Sempre tive medo de colocar papel alumínio, acho que tenho comigo aquela restrição do microondas.O artigo do foi bastante esclarecedor , grata

    Responder
    • Olá Eliana, tudo bem?

      Pode usar sim, desde que seja para preparar alimentos, exatamente como costuma usar em um forno normal, só não recomendamos mesmo para forrar o fundo do cesto da Air Fryer com objetivo de evitar sujeira.

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
    • Olá Rita, tudo bem?

      Sim, é isto mesmo, pode colocar papel alumínio na Air Fryer, desde que saiba como usar corretamente e tomando os cuidados necessários 😉

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
  3. Gostei das dicas . Nunca utilizei papel aluminio pq acho que o é ligado na luz pode ser perigoso,mas agora ficou bem esclarecedor este artigo.Obrigada.

    Responder
    • Olá Rosângela, tudo bem?

      Sim, realmente se usar de qualquer forma é perigoso, principalmente se o papel alumínio voar dentro da Airfryer e tocar na resistência, porém sabendo usar da forma correta e com cuidado é possível sim.

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
  4. Eu achei excelente explicação. Usei muito alumínio mas para fazer sobrecoxa, não exatamente por conta da sujeira, mas sentia q a carne ficava mais molhadinha, suculenta, porque todo líquido do frango não escorre para cestinha. O resultado é muito bom

    Responder
    • Olá Regina, tudo bem?

      Sim, usar o papel alumínio para enrolar certos alimentos como você fez com a coxa de frango não tem problema e ajuda a preparar o alimento, só é preciso tomar cuidado com alimentos ou ingredientes ácidos por conta daquela reação que pode causar em contato com o papel alumínio.

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
    • Olá Karen, tudo bem?

      Pois é muita gente tem esta dúvida sobre esta questão, mas é possível usar o papel alumínio com segurança no preparo de alguns alimentos sem correr riscos ou sem danificar sua queridinha..

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
  5. Sempre tive esta dúvida ninguém soube me explicar. Obrigada pela explicação muito importante, pelo sim e pelo não prefiro não usar, pois tem formas e vários utensílios de silicone que são maravilhosos. Obrigada!

    Responder
    • Olá Leila, tudo bem?

      Sim, se for pensar na questão da limpeza é muito melhor usar formas de silicone ou aquelas formas de papel descartável, é o que fazemos aqui, usamos papel alumínio na airfryer somente quando vamos preparar algum alimento em que realmente é preciso o uso dele.

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
  6. Como sou novo na utilização desse equipamento tinha inúmeras dúvidas sobre a possibilidade de usar papel alumínio.
    Agradeço o esclarecimento

    Responder
    • Olá Horioni, tudo bem?

      Pois é, agora você já sabe que pode colocar papel alumínio na airfryer sim, desde que seja para preparar alimentos e sempre prendendo bem para o papel alumínio não se soltar dentro da queridinha…

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
  7. Desde que ganhei minha fritadeira sem óleo, passou a ser o meu principal utensílio, mas não sabia utilizar para todos os preparos, com suas orientações cada vez me aprimoro nas variedades. Obrigada.

    Responder
  8. Comprei a minha airfryer recentemente e desde o primeiro uso, utilizei o papel alumínio, pois vi nas receitas que era possível. Obrigada pelas orientações.

    Responder
    • Olá Neusa, tudo bem?

      Que bom que esclareceu suas dúvidas sobre o uso do Papel Alumínio na Air Fryer, ficamos felizes que o artigo foi útil para você!

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
    • Olá Márcia,

      Pois é, por isto é importante compartilhar este tipo de informação, tem muita gente que não sabe que pode colocar papel alumínio na airfryer, assim como tem muitas pessoas que usam da forma errada e podem prejudicar a queridinha…

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder
  9. Nossa….amei o post!
    Sempre me perguntei, sempre tive receio de usar, mas nunca parei pra pesquisar!!
    Como vcs me ajudam no dia a dia, com boas dicas e excelentes receitas!

    Responder
    • Olá Marcia, tudo bem?

      Não é só você, muitas pessoas nos enviam dúvidas sobre o uso de papel alumínio na airfryer, por isto decidimos esclarecer tudo aqui 😉

      Ficamos felizes em saber que nosso artigo te ajudou e tem ajudado outras pessoas também…

      Abraços,

      Daniel e Paula

      Responder

Deixe um comentário